Lavagem de carros. Como fazer corretamente? Guia completo!

Como lavar o carro
12 de novembro de 2019 18 min de leitura
Lavagem de carros. Como fazer corretamente? Guia completo!

Olá, tudo bem?

Sabia, 95% dos riscos do carro vem da lavagem?
Quer saber tudo em detalhes, tudo sobre como lavar carros com qualidade e com segurança?
Vem comigo que vou te explicar tudo nos mínimos detalhes.

Tópicos

  1. Introdução a lavagem de carros
  2. Produtos errados para lavar carro
  3. Produtos certos para lavar carro
    1. Shampoo Automotivo
      1. Shampoo Automotivo Neutro
      2. Shampoo Automotivo com cera
      3. Shampoo Automotivo Desengraxante
    2. Snow Foam / Canhão de espuma
    3. Luva para Lavagem Automotiva
    4. Balde com Separador de Partículas
    5. Toalha de Secagem Automotiva
    6. Acessórios extras
  4. Lavar carro - Passo a passo
  5. Encontre uma lavagem automotiva de qualidade

 

Ah, se não quiser todas instruções e quiser ir direto ao ponto de como é o passo a passo para lavagem automotiva, clique aqui que vou te levar direto ao ponto de como lavar corretamente um carro sem riscar a pintura. Ah, não pense que é cheio de processos com frescura, mas entenda que este é o melhor procedimento. Se fizer de acordo com as minhas instruções, garanto que o resultado será excelente!

Quero ir direto ao passo a passo de como lavar o carro, clique aqui.

1. Introdução a lavagem de carros

Shampoo Automotivo

Lavar carros pode ser algo muito simples e hoje você encontra facilmente um lava jato / lava rápido / lava car em cada esquina mas saiba que, lavar carros, não é algo tão simples como se parece, e por isto vou te passar todas dicas de como lavar seu carro sem danificar a pintura do seu carro. Mesmo que você não lave seu carro, você terá informações para saber se a lavagem é de qualidade.

Lembre-se

O mais importante em lavar seu carro, é limpar o carro sem danificar a pintura, plásticos, borrachas, vidros. Por isto, aqui você tem um guia completo sobre tudo o que você precisa saber sobre lavagem de carros em estética automotiva.

2. Produtos errados para lavar carro

Atualmente, a maioria dos lava jato / lava rápido / lava car utilizam produtos extremamente agressivos e os mais comuns são:

  • Intercap (ácido)
  • Solupan (alcalino)

Estes produtos não são bio-degradaveis, não sendo amigos da natureza e também, não é teu amigo, pois com o uso contínuo pode atacar seu pulmão e lhe causar doenças, então fique atento! Se usar este tipo de produtos sem o uso adequado de EPI's, as consequências virão com o tempo.

Ah, lembrando, dentre estes produtos, existem os que são "pura soda" e o que é "puro ácido".

Intercap e Solupan são produtos corrosivos, onde "derretem" a sujeira mas também acabam derretendo e danificando a superfície.
Muitas vezes você tem a falsa sensação que o Intercap ou Solupan são excelentes. Podem limpar muito bem, porém, estará danificando todas superfícies também, como pintura, vidro, plásticos, borrachas, etc.

Quem nunca viu, um carro novo ou semi-novo, porém, a pintura sem aquele brilho e os plásticos já todos ressecados?
Normalmente o grande responsável são os produtos agressivos utilizados na lavagem automotiva.

A ação do intercap e solupan é instantânea, onde produtos não-corrosivos, tem a ação mais lenta.

Não deixe de ler, explico em detalhes sobre ação rápida e ação lenta, no tópico sobre o Círculo de Sinner, confira!

Intercap

É um ácido e seu principal componente é o ácido fluorídrico, e também ácido muriático. Componentes extremamente agressivos.

Intercap também é conhecido como:

  • Metacil;
  • Ativado;
  • Limpa Baú;
  • Limpa Alumínio;
  • LM Ativado;

Solupan

É um produto automotivo alcalino e seu principal componente é o Hidróxido de Sódio (Soda).

Solupan também é conhecido como:

  • Desengraxante roxo;

Ah, fizemos uma relação de produtos que temos a venda na Miromi, que possuem estas características, mas saibam, estes que nós vendemos são bem fracos se comparados ao o que outras fabricantes regionais oferecem por aí, pois o nível de soda e ácido fluorídrico é muito maior.

Mas se o produto é tão "ruim", por que ele é usado?

Tempo. Simples, ele acaba "derretendo" a sujeira, tem ação imediata, é barato e tem químicas regionais por preços muito baixos. disso, que aumenta a produtividade. E muitas vezes também, a falta de conhecimento dos próprios profissionais, pois se buscassem saber mais, de o quanto o produto faz mal ao carro, a saúde dele e do meio ambiente, não o usariam. E também, o cliente que tem conhecimento paga tranquilamente mais pela lavagem do seu carro quando o produto usado é o correto, que não danifica a pintura/plásticos/borrachas/vidros do carro.

A legislação permite?

Atualmente, existem muitas cidades que não permitem mais o uso de produtos não-biodegradáveis, e por isto, muitas prefeituras estão exigindo o uso de caixa separadora de água e óleo, e lá, fazem análise das amostras, e caso tenha algum destes componentes, a lavagem pode sofrer alguma multa.

Isto já é mais comum do que se parece.

A tendência, a longo prazo, é a extinção (proibição) do Intercap e Solupan, pois a tecnologia está melhorando muito, e a cada dia, se usa menos este tipo de produto.

Mas mesmo assim, tem algum lugar que pode usar?

Tem situações que é necessário usar um produto com ação decapante, porém, é em partes metálicas não-pintadas, como chassis por exemplo. Mesmo assim é necessário utilizar na quantidade correta e não deixar o produto secar na superfície, e precisa ser removido totalmente.

Mesmo assim é preciso tomar cuidado pois já ouvi relatos de lavagem de motos, por exemplo, onde os parafusos são de alumínio e o produto acabou corroendo todos parafusos, e a moto era zero km ainda.

Veja a relação de produtos considerados agressivos:

<ver com Alex se deseja colcar a relação>

3. Produtos certos para lavar carro

Produtos corretos na lavagem automotiva

O produto automotivo correto para lavar o carro é aquele que irá limpar a superfície e que não a danifique. Resumidamente é isto.

 

  1. Shampoo Automotivo
    1. Shampoo Automotivo Neutro
    2. Shampoo Automotivo com cera
    3. Shampoo Automotivo Desengraxante
  2. Snow Foam / Canhão de espuma
  3. Luva para lavagem
  4. Balde com grelha separador de partículas
  5. Toalha de microfibra de secagem
  6. Acessórios extras

 

3.1 Shampoo automotivo

Agora, pra que o shampoo automotivo tenha esta característica é importante que ele tenha em sua formulação:

  • pH neutro;

  • Não tenha soda;

  • Não tenha ácido fluorídrico;

  • Não tenha agentes corrosivos;

  • Lubrificação.

 

pH Neutro

Escala de pH - Produtos Automotivos

pH define o quanto o produto é alcalino, ácido ou neutro, e a escala vai de pH 0-14, onde 0 é o mais ácido e 14 é o mais alcalino.
A partir de pH 6.9 já é considerado ácido e pH 7.1 já é considerado alcalino. pH 7.0 é neutro.

Normalmente, para se verificar o pH de algum produto, você pode entrar em contato com o fabricante ou, é possível também utilizar fitas de pH.

Lubrificação

Um shampoo de qualidade, oferece lubrificação que faz com que a luva deslise com maior facilidade sobre a superfície, e faz com que a sujeira e a luva tenha o mínimo de atrito com a superfície, diminuindo drasticamente os riscos.

Um teste prático de lubrificação do shampoo automotivo

Coloque em cima de uma superfície uma gota de água e esfregue seu dedo sobre a superfície e veja o quão liso fica a superfície.
Após, coloque uma gota de shampoo automotivo e faça mesma coisa. Verifique que seu dedo desliga suavemente, com mínimo atrito com a superfície.

Isto é a lubrificação.

3.1.1 Shampoo automotivo neutro

Fizemos uma relação de todos produtos com estas características de shampoo neutro.

<ver com Alex se deseja colcar a relação>

 

3.1.2 Shampoo automotivo com cera

E também existem os shampoos com cera. Mas pra que realmente serve o shampoo com cera?

O shampoo com cera é um excelente shampoo para após terminar a lavagem a própria cera no shampoo ajuda a repelir a água, facilitando a secagem automotiva mas principalmente criando um brilho diferenciado e uma leve proteção, sem a necessidade de um passo extra de manutenção na pintura.

Shampoo com cera também é conhecido como Lava Auto com Cera.

3.1.3 Shampoo desengraxante (antes de polir)

Neste nosso processo apresentado aqui, não vamos utilizar este tipo de produto, apenas trouxe aqui para informação extra pra você!

O Shampoo desengraxante automotivo é um shampoo automotivo normalmente alcalino, desenvolvido para ser utilizado por profissionais, pois este shampoo tem um certo poder de agressão, mas se usado corretamente não irá agredir a pintura, porém ele tem poder de remover a proteção.

Existem desengraxantes que possuem soda e outros que não. E caso possuam, existem níveis de corrosão, onde tem uns que são "pura soda" e outros que possuem um pouco e não chegam realmente a ser corrosivos. O que é importante é diluir estes produtos de acordo com o que é recomendado pelos fabricantes e em alguns casos, ainda ficam fortes.

O objetivo deste shampoo desengraxante é para uso profissional, pois ele tem um maior poder de limpeza, removendo profundamente as impurezas, facilitando os próximos passos de polimento e posteriormente, é necessário aplicar novamente a proteção, utilizando a cera, selante ou coating (vitrificador) da sua preferência.

Resumindo
Shampoo desengraxante é o tipo shampoo automotivo que não se usa todo o dia, mas sim será usado quando o carro passará por um tratamento específico.

3.2 Snow Foam - Canhão de Espuma

Snow Foam ou Canhão de Espuma, é o mesmo produto e tem a função de dar um banho de espuma no veículo para amolecer a sujeira e fazer com que seja removida praticamente toda sujeira grossa da pintura, sem que haja nenhum contato manual com a superfície. Esta sujeira irá sair após uns 2 minutos de aplicar a Snow Foam e após, apenas um jato de água irá remover esta sujeira grossa, já amolecida pelo Canhão de Espuma.

Isto reduz drasticamente a quantidade de riscos na pintura.

Estou escrevendo um conteúdo de alta qualidade a respeito da snow foam e canhão de espuma e estarei postando em breve aqui.
E irei abordar tudo a respeito da snow foam.

3.3 Luva para lavagem automotiva

Bloco de colchão? Jamais!
Entenda, existem várias lavagens de carros que usam espuma do colchão na lavagem do carro, para baratear o processo, mas é a pior opção de acessório para lavagem automotiva. A espuma de baixa qualidade normalmente é abrasiva e não possui poros suficientes para armazenar a sujeira e quando você passa a luva você acaba pressionando a sujeira contra a pintura e ocasionando riscos na superfície. Então blocos de espuma principalmente de colchão jamais, ok?

E o pior que estas empresas usam o mesmo bloco em todos carros, então impregna sujeira e seu carro está sendo riscado pela sujeira das lavagens anteriores.

Existem luvas de lavagem como da Sonax que possuem uma qualidade premium que não riscam com facilidade a pintura, mas sinceramente, ainda assim eu recomendo você utilizar a luva de microfibra ou até a luva de lã.

Luva de microfibra ou luva de lã são extremamente macias de serem utilizadas, fazendo com que a sujeira não seja pressionada contra a superfície, como ocorre com o bloco de espuma. Assim, você lava a pintura com segurança.

No nosso processo de lavagem automotiva, utilizamos 2 luvas de microfibra. Uma nós utilizamos para todo carro, do friso pra cima, onde está a sujeira mais leve e outra luva de microfibra para ser utilizada do friso pra baixo. É que do friso para baixo é onde está armazenada a sujeira mais pesada. E ideal é ter uma luva só pra friso pra baixo, pois ela pode se contaminar e nas próximas lavagens, esta sujeira pode acabar riscando toda a pintura.

Devido a isto, utilizamos 2 luvas de microfibra no nosso processo de lavagem automotiva.

3.4 Balde com separador de partículas

O Balde com grelha separador de partículas pode parecer algo desnecessário mas se você compreender a sua função, verá que este produto é indispensável na lavagem do seu carro.

A função da grelha é, auxiliar na limpeza da luva na lavagem e depositar a sujeira no fundo do balde.

Parece besteira?
Não é pois ela mantém a luva do seu carro limpa e ao mergulhar novamente a luva no balde, não terá mais sujeira na luva e a lavagem automotiva se torna muito mais segura.

Vamos chamar aqui de B1 (balde com grelha e água) e B2 (balde com grelha e a solução com shampoo automotivo)

Balde B1 - Água

No Balde com Separador de Partículas B1 será o que vamos colocar somente água e a grelha e mais nada. Será o balde utilizado para que depois de lavar uma parte do carro, vamos primeiro colocar a mão neste balde esfregar a luva contra a grelha para fazer com que toda a sujeira se solte e vá para o fundo do balde.

Balde B2 - Solução com Shampoo

No Balde com Separador de Partículas B2 será o que vamos colocar a solução de Shampoo Automotivo. Vamos usar como exemplo o Shampoo Neutro Extreme da Autoamerica, que possui diluição até 1:300 mas eu gosto de usar 1:200, ok?

Então, vamos colocar primeiro 10 litros de água no balde. Após, pegamos estes 10 litros de água e dividimos por 200. Então, temos 50ml de Shampoo. Vamos adicionar esses 50ml de shampoo e misturamos bem no balde, afim de ter uma solução de shampoo automotivo homogênea.

3.5 Toalha de microfibra de secagem automotiva

Toalha de microfibra, para secagem do veículo faz um grande diferencial no processo final. Quem nunca viu carro com manchas da água, que após a lavagem, secaram e mancharam, não é?
Isto pode ser facilmente evitado com uma toalha de secagem automotiva e também, desde que efetuada da maneira correta.

Uma boa toalha de secagem deve ter o poder de enxugar, ser macia para não riscar e alta capacidade de absorção de água.

E também é importante que, a toalha de secagem que você utilizar não tenha o poder de "grudar" na pintura, o que ocorre muito com a famosa "Toalha Mágica", que acaba grudando na pintura, e isto é péssimo, pois, vai que tem uma sujeira ainda na pintura e se na secagem você pressionar com força essa sujeira na superfície, irá riscar a pintura.

Segue relação de toalhas de secagem recomendadas:

Lâminas de secagem

Existe ainda a opção das Lâminas de Secagem, que são a base de silicone. Sinceramente, são ótimas porém, necessitam um grau de experiência para que você não risque a pintura durante a secagem. E mesmo assim, ela serve para remover o excesso, depois você ainda deve utilizar uma toalha de secagem para dar o acabamento final e deixar 100%. Mas ela auxilia o processo de secagem, agilizando a secagem. É um ótimo produto para secagem.

Fizemos uma relação também das lâminas de secagem disponível na Miromi:

<ver com Alex se deseja colcar a relação>

3.6 Acessórios extras - Pincel, APC e borrifador

Acessórios extras? Quanta frescura, não é? Mas esta "frescura" que é o grande diferencial.

Pois é, aqui entra a limpeza dos detalhes mas é muito importante você utilizar também:

  • Pincéis;
  •  APC;
  •  Borrifador.

Este kit é um pulo do gato na limpeza automotiva detalhada pois com eles, vamos conseguir colocar a cereja do bolo na lavagem automotiva, pois assim, vamos conseguir limpar com eficiência e perfeição os detalhes do veículo, e o melhor, com rapidez!

É hobbista?
Pode pegar um pincel barato mas tem que ter a borda plástica.

É profissional?
Te recomendo pincel da marca ValetPro, pois tem altíssima durabilidade e se torna muito mais barato que qualquer outro pincel, devido a sua altíssima durabilidade.

Posso usar pincel comum?
Cuidado, pois normalmente a borda do mesmo é de metal e imagine um metal destes pegando na pintura, plástico. Qual será o resultado? Um dano, muitas vezes irreversível.

Fiz uma relação destes acessórios abaixo:

4. Lavar o carro - Passo a passo

Agora sim, após entender questões importantes a respeito da lavagem automotiva, vamos aos procedimentos para lavar o carro corretamente.

Os produtos utilizados serão:

  • 1x Shampoo Neutro
  • 2x Luvas de Microfibra
  • 1x Snow Foam - Canhão de espuma com adaptador para o lava jato a ser utilizado
  • 1x Pulverizador
  • 1x APC
  • 1x Pincel
  • 2x Baldes com Separador de Partículas
  • 1x Lava Jato (tanto faz sua potência)
  • 1x Toalha de Secagem

 

  1. Com a pintura do carro na sombra e fria, jogue água em todo o veículo, deixando a superfície molhada;
  2. Utilize o Snow Foam Canhão de espuma em toda superfície do veículo, tapando o carro de espuma e deixe agir por uns 2-3 minutos;
  3. Remova a espuma com lava jato, começando pelo teto e vá descendo, mas use a pressão do lava jato, afim de remover o máximo da sujeira grossa da pintura. Aproveite este momento e passe o jato de água também nos cantos, vincos, afim de remover o máximo de sujeira dos cantos;
  4. Após, dê novamente um banho de espuma com a Snow Foam na pintura;
  5. Utilize APC e pincel neste momento. Foque nos locais onde não tem acesso com luva de microfibra. Entrada de porta, tampa interna do combustível, grades, plásticos, cantos onde acumula sujeira, plásticos/borrachas entre o vidro e pintura, etc. Pulverize APC no pincel e no local onde irá limpar e faça a limpeza, faça por etapas, pulverize no pincel, depois no local, esfregue, e continue indo às próximas partes;
  6. Logo em seguida, sem remover o restante da espuma da pintura, vamos efetuar o processo de lavagem de 2 baldes. Utilize a Luva de Microfibra e os 2 baldes, B1 (balde somente com água) e B2 (balde com shampoo automotivo). No início, vamos mergulhar a luva, primeiro no B2 e iniciamos a lavagem do veículo pelo teto, após vamos desdento pelos vidros, capô. Após lavar um pedaço do teto, leve a luva ao B1, esfregue a luva na grelha, remova o excesso de água da luva, leve novamente ao B2, e continue a lavagem;
  7. Após lavar todas partes superiores do carro (friso pra cima), vamos utilizar a segunda luva de microfibra e vamos lavar agora o friso para baixo, onde está a sujeira mais pesada, repetindo o processo explicado no passo 6.
  8. Após o veículo lavado, vamos jogar água, removendo todo o shampoo na pintura. Não deixe o shampoo secar na pintura. Se for um dia muito quente, lave metade do carro, remova o shampoo e continue a lavagem.
  9. Com o carro já lavado mas molhado, vamos a secagem. Vamos começar a secagem pelo teto, pegando nas pontas da microfibra (como na foto da toalha de microfibra) e vamos puxando a toalha de microfibra, efetuando a secagem. Se necessário, vamos torcer a microfibra, mas não com muita força para não "estourar" suas fibras.
  10. Veículo seco e pronto. Agora veja nossa dica extra abaixo, a manutenção.

Manutenção

Sempre após as lavagens, ideal você aplicar uma cera líquida, que é rápido de se fazer e mantém o seu carro protegido e com muito brilho.

Como efetuar a manutenção na pintura do carro?

  1. Basta pulverizar a cera líquida na microfibra;
  2. Espalhe na pintura com a microfibra;
  3. Vire o lado da microfibra e remova o excesso imediatamente.

Pronto, é muito fácil!

Esta proteção, com os produtos recomendados abaixo, giram em torno de 1-2 meses. Os mais comuns do mercado, possuem proteção apenas de 1-2 semanas.

5. Encontre uma lavagem automotiva de qualidade

Agora, que você tem noção do que realmente limpa e não agride sua pintura e quais processos são necessários para ter o melhor resultado.
Ah, vamos combinar, agora ficou fácil, não é?
Mas vou resumir aqui de quais pontos deve ter atenção.

Organização e limpeza da lavagem automotiva

Veja se a empresa que presta o serviço tem a sua empresa organizada e limpa.
Organização é fundamental para que ela tenha um bom fluxo de trabalho e não se perca no seu processo.

E a limpeza, se a empresa não é limpa, como vai querer oferecer um serviço de limpeza automotiva pra você? Boa pergunta, não?

Lavagem automotiva referência da sua cidade

Só isto? Errado. Pelas pessoas não conhecerem muito a respeito, de como se lava corretamente um carro, as vezes a lavagem mais "famosinha" pode ser considerada a melhor, porém, na maioria das vezes, usa produtos agressivos, além de não possuir aquela qualidade na lavagem.

E muitas vezes, um profissional, lavando carros em casa, com uma estrutura pequena mas com os produtos corretos é muito, mas muitoooooo melhor do que qualquer lavagem automotiva "mega blaster" que tiver por aí.

Então, não se deixe enganar pelo tamanho da lavagem mas sim, por tudo que eu já falei acima.

Produtos utilizados e cuidado com o material

Usar produtos corretos na lavagem automotiva é fundamental para limpar, sem agredir a pintura, e por isto, preste atenção em quais produtos ele irá utilizar. Se ver um dos nomes de produtos agressivos, recomendo buscar outra lavagem automotiva.

Agora, se ele tem produtos ok, MARAVILHA, porém, se verificar que ele usa uma luva de lavagem velha ou camisetas velhas pra secar seu carro, saiba que irá riscar em demasia seu carro.

Então, é veja sempre os produtos, luva nova ou limpa, e toalha de secagem, preferência de microfibra.

Espuma de colchão para lavar o carro

Esta é a pior coisa que você pode ver numa lavagem automotiva. O bloco de espuma de colchão é abrasiva e não possui poros suficientes para fazer com que, durante a lavagem, a sujeira entre nesses poros e não seja arrastada na superfície, fazendo com que a risque.

E quando esta lavagem usa bloco de espuma, preste atenção nos detalhes do bloco e verá que está todo impregnado de sujeira.
Isto é muito comum em todas cidades, e só muda o endereço.

Então, se a lavagem usa este tipo de bloco de espuma de colchão, fuja!!!!

Preço cobrado para lavar o carro

Acredite, a empresa que cobra "20 conto" não vai fazer um serviço de qualidade, concorda?

Então saiba, empresa que vai buscar prestar uma qualidade superior no serviço, tende a cobrar mais pelo serviço.

E sinceramente, se for pra levar o carro em qualquer lugar pra lavar o carro, que irá danificar a pintura do seu carro, eu sinceramente, recomendo você deixar o carro sujo!

 

Espero que você tenha gostado deste meu tutorial, me emprenhei bastante.

E se você gostou mesmo, copie o link e divulgue no seu facebook e ajude seus amigos e terem mais conhecimento no assunto.

E se tiver algo que deixei de falar aqui, comenta abaixo que vou buscar melhorar cada vez mais.

 

Um grande abraço!
Alex Sandro Schmitt
www.miromi.com.br

Anterior
Próximo
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado
x

COPYRIGHT © 2008-2023 - MIROMI® - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

RAZÃO SOCIAL: MIRO PRODUTOS AUTOMOTIVOS EIRELI - CNPJ: 05.805.606/0001-18 - ENDEREÇO: Rua Alfredo Mathias Arenhardt 445 - Estrela/RS

É VEDADA A REPRODUÇÃO, TOTAL OU PARCIAL DO CONTEÚDO DESSE SITE. PREÇOS VÁLIDOS SOMENTE PARA COMPRAS NO SITE, E ATENDIMENTO PRESENCIAL TEM PREÇOS E REGRAS DIFERENTES. PREÇOS E ESTOQUE SUJEITOS A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, O PREÇO VÁLIDO É O DO CARRINHO DE COMPRAS. OS PEDIDOS SÃO ENVIADOS DE ESTRELA/RS.

É VEDADA A REPRODUÇÃO, TOTAL OU PARCIAL DO CONTEÚDO DESSE SITE. PREÇOS VÁLIDOS SOMENTE PARA COMPRAS NO SITE. PREÇOS E ESTOQUE SUJEITOS A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, O PREÇO VÁLIDO É O DA FINALIZAÇÃO DA COMPRA. OS PEDIDOS SÃO ENVIADOS DE ESTRELA/RS.