Holografias no polimento. O que é? E como resolver?

Holografia
18 de setembro de 2011 5 min de leitura
Holografias no polimento. O que é? E como resolver?

Polimento ficou perfeito e você entrega o carro para o cliente. Após algumas semanas, o cliente volta, com o carro cheio de marcas de holografias do polimento.

Famosas holografias.

Holografia - Boina inclinada - 3

Este problema é muito comum entre os profissionais e isso acontece quando, o processo do polimento é feito de maneira incompleta e onde os polidores e ceras acabam mascarando as marcas de boina, e após algumas lavagens, essas marcas simplesmente voltam a aparecer.

Para resolver este problema, existem os Reveladores de Holograma.

Atualmente, o componente mais utilizado nos reveladores é o IPA, Álcool isopropílico mas atualmente já existem formulações diferentes, que utilizam outros tipos de agentes.

Segue abaixo algumas opções disponíveis no mercado:

Speed Ipa (500ml) Speed CarSpeed Ipa (500ml) Speed Car

LAE-36 com IPA (700ml) Alcance
LAE-36 com IPA (700ml) Alcance

Eraser (500ml) CarPro
Eraser (500ml) CarPro


Diferença dentre eles

Os 3 tem a mesma função mas são diferentes.

Speed Ipa (500ml) Speed Car

Speed Ipa da Speed Car é um produto nacional, composto por álcool isopropílico, água desmineralizada e agentes de limpeza, que tem a função de limpar e retirar os resíduos gordurosos sem mascarar a superfície, como também, preparar a superfície para aplicação de vitrificadores, cristalizadores, selantes e ceras. Speed Ipa ajuda na limpeza de resíduos que estão sobre a superfície, evidenciando e destacando marcas de lixas e holografias, auxiliando no processo de reparação e evitando possíveis erros no resultado final dos serviços de polimento e acabamento de pintura automotiva. Possui uma concentração de IPA bem elevada e não possui corantes.

 

LAE-36 com IPA (700ml) Alcance

Lae-36 da Alcance Química é um produto nacional e possui IPA (álcool isopropílico) e outros álcoois na formuação que efetuam a limpeza. Com pigmentação esverdeada, seu diferencial é um componente de fluorecência que evidencia as marcas na pintura por 10 segundos após utilizado, após isto, ele evapora e a pintura fica 100% limpa. Mas cuidado, se usar com o pano seco, ele pode manchar a pintura, por isto é recomendado sempre umedecer o pano de microfibra antes de usar o Lae.

Eraser (500ml) CarPro

Eraser da CarPro é um produto importado, fabricado na Coreia do Sul e vai um passo além, se comparado aos atuais IPAs. Eraser quebra resíduos de polimento, bem como a remoção de poeira. Ele tem a vantagem adicional de limpeza superior ao um IPA comum, devido à sua fórmula patenteada de desengorduramento, tornando possível obter a superfície perfeitamente limpa antes da aplicação do Revestimento Cerâmico CarPro ou qualquer outro revestimento, cera ou selante. Além disso você não encontrará sequer um traço do desagradável cheiro dos IPA ao usar o Eraser. O cheiro é extremamente agradável, parece perfume.

Todos, se utilizados de forma correta, não tem risco a pintura, mas é sempre preciso tomar cuidado. Mas a mancha que eu digo é um esbranquiçamento da peça (comum no IPA, não ocorre com Eraser), mas pode ser resolvida facilmente com a aplicação de uma cera ou selante.

ATENÇÃO

Esse produto MOSTRA os defeitos e não esconde. Recebi vários e-mails de pessoas achando que esse produto mascarava mas ele faz o contrário, ele limpa a superfície e evita que essas marcas apareçam no futuro, após algumas lavagens

Também é altamente recomendado o seu uso antes da aplicação de cera (ou qualquer outra proteção), assim, removendo qualquer resíduo de polidor e oleosidade, fazendo com que a cera tenha total aderência ao verniz, dando assim a cera, mais durabilidade na pintura.

Um spray tem um rendimento muito alto. Se for aplicar somente antes de aplicar cera, poderá fazer no mínimo 8 veículos.

Como usar

1. Pulverize o Revelador de Holografias no pano de microfibra, dê umas 3-4 pulverizadas;

2. Passe o pano de microfibra imediatamente no local;

3. Vire o pano microfibra e dê o acabamento final.

Você pode repetir este processo as vezes por umas 3-4 vezes, pois tem produtos que escondem tão bem as marcas que precisam que este processo seja repetido.

Após isso, faça a inspeção da superfície com uma lâmpada de LED para verificar se ainda tem alguma holografia ou defeito

Importante, não deixe a iluminação mais perto do que o seu rosto, a iluminação precisa estar sempre na mesma distância do seu carro ou atrás de você. Se a luz estiver mais perto, irá "cegar" os riscos.

Polidor com fillers?

Existem polidores no mercado, que possuem fillers.

O que são fillers?

Fillers são preenchedores de risco ou mascaradores, utilizados propositalmente pra mascarar defeitos, auxiliando o profissional a entregar com carro perfeito na hora da entrega. Porém, os fillers saem com algumas lavagem e podem mostrar posteriormente que o serviço não foi entrege com a qualidade desejada. Tem situações que o profissional procura produtos com fillers, pois quer um polidor que mascare, pra dar mais brilho e assim, facilite seu trabalho, pois o cliente que brilho na hora, mesmo que os defeitos voltem depois.

Porém, em outras situações, este tipo de fillers atrapalha o profissional pois tem casos que ele acredita que o trabalho dele ficou bom, mas na verdade, o produto está escondendo os defeitos dele.

Fillers saem facilmente?

Depende. Existem fillers que saem com uma leve passada do revelador porém, tem outros, que nem o revelador de hologramas consegue remover. Por isto é importante entender bem qual é o tipo de polidor que está utilizando.

Como eu sei que o polidor tem fillers?

Uns polidores avisam, que são mascaradores, outros, não avisam. Mas saiba, toda vez que usar um polidor e notar que o brilho aparece muito mais rápido que outros que está acostumado a usar, existem indícios que este produto utilizado contenha fillers.

A superfície está sem nenhum defeito?

Pronto! Agora pode aplicar o Selante e/ou Cera.

A superfície continua tendo defeitos?

Refaça o processo do lustro. Uma dica de lustrador de qualidade diferenciada do mercado é o Lustrador Reflect CarPro. É um lustrador que dispensa comentários, não tem poder de mascaramento (fillers), lustra com um desempenho incrível e já deixa uma excelente profundidade de cor. Se não conhece, vale a pena testar!

Outro lustrador top que eu recomendo é o 3500 Super Finish Menzerna. Excelente lustrador, acabamento fantástico, na minha opinião.

Opinião

Na minha opinião, o revelador de holografias é um produto de uso obrigatório de todo o profissional mas também, deve ser usado por quem quer aplicar uma cera ou selante no seu veículo mas quer que ela tenha mais durabilidade.

Gostou do artigo?

Então curte e comenta abaixo o que achou.

Poste suas dúvidas nos comentários

Grande abraços

Anterior
Artigos relacionados
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado
x

COPYRIGHT © 2008-2023 - MIROMI® - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

RAZÃO SOCIAL: MIRO PRODUTOS AUTOMOTIVOS EIRELI - CNPJ: 05.805.606/0001-18 - ENDEREÇO: Rua Alfredo Mathias Arenhardt 445 - Estrela/RS

É VEDADA A REPRODUÇÃO, TOTAL OU PARCIAL DO CONTEÚDO DESSE SITE. PREÇOS VÁLIDOS SOMENTE PARA COMPRAS NO SITE, E ATENDIMENTO PRESENCIAL TEM PREÇOS E REGRAS DIFERENTES. PREÇOS E ESTOQUE SUJEITOS A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, O PREÇO VÁLIDO É O DO CARRINHO DE COMPRAS. OS PEDIDOS SÃO ENVIADOS DE ESTRELA/RS.

É VEDADA A REPRODUÇÃO, TOTAL OU PARCIAL DO CONTEÚDO DESSE SITE. PREÇOS VÁLIDOS SOMENTE PARA COMPRAS NO SITE. PREÇOS E ESTOQUE SUJEITOS A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, O PREÇO VÁLIDO É O DA FINALIZAÇÃO DA COMPRA. OS PEDIDOS SÃO ENVIADOS DE ESTRELA/RS.