Como fazer Lavagem a Seco?

Lavagem a seco
19 de maio de 2017 10 min de leitura
Como fazer Lavagem a Seco?

A Lavagem a Seco também é conhecida como Lavagem Ecológica, apesar de ser um dos assuntos mais falados, existe muitas duvidas a respeito desse método. Entre duvidas mais frequentes, estão:

  • Vale a pena fazer a lavagem a seco?
  • Qual seria meu custo benefício?
  • Como lavar carro a seco?
  • Posso riscar o veículo com o processo de lavagem a seco?
  • A lavagem a seco contribui com o meio ambiente?"

Já ouvi pessoas dizendo que limpam seus veículos por completo com apenas um copo de 200ml!". E isso é muito perigoso, pois com pouca solução de produto de lavagem a seco, a possibilidade de causar riscos na pintura do carro é muito alta. O ideal a ser usado numa lavagem a seco é no mínimo 500ml ou até 2 litros de produto.

Com a experiência que possuo, eu recomendo uma solução de 1 Litro para uma boa lavagem a seco. Porém isso também poderá ser avaliado com as condições da sujeira.

De qualquer forma, o método de lavagem a seco é uma ótima ideia e não uma ação milagrosa. Usa-se pouca água, mas também não é uma lavagem totalmente a seco.

Qual a Diferença entre a Lavagem a Seco x Lavagem Tradicional?

A lavagem convencional com utilização da água pode gastar em aproximadamente 300 litros de água para carros pequenos e 600 litros de água para carros grandes, contudo, haveria mesmo uma fórmula para uma lavagem tanto quanto melhor e mais eficaz que as convencionais sem a utilização de uma gota de água se quer? Tire suas conclusões!

Para efetuar uma limpeza a seco de qualidade, utilizamos aproximadamente, no máximo, 1,2 litro de água. Essa quantidade é muito significativa para a limpeza de um veículo que era acostumado a receber litros e litros de água por minuto. Com essa quantidade de água, podemos deixar o veículo devidamente limpo, brilhando e protegido.

Para atender os consumidores que sofrem com a escassez de água em algumas regiões do país, e ensinar como lavar carro a seco, abaixo estou passando um método de ensino prático e eficiente.

Nota!

Tenha cuidado com a limpeza a seco, se feita incorretamente, o veículo pode sofrer micro-riscos e até aranhões profundos. Sempre faça movimentos leves, sem aplicar força, caso o veículo esteja tomado por barro ou areia, recomendo a lavagem tradicional.

Confira a lista de materiais necessários para efetuar uma boa lavagem a seco:

  • Produto lubrificante destinado para a lavagem a seco (escolha o que for mais acessível para você);
  • Panos microfibra limpos e secos (3 unidades para a limpeza de um veículo de porte médio), somente na limpeza da pintura;
  • Pincel para detalhamento (utilize nas rodas e nos frisos);
  • Outros produtos de limpeza específicos para outras áreas (rodas, vidros, etc).

Produtos recomendados para Lavagem a Seco:

Ech2O CarPro Lavagem a Seco, Quick Detailer Concentrado Ech2O CarPro

Alcance Bio W

Pulverizador de Compressão Prévia 1,25 Litros GuaranyGuarany Pulverizador de Compressão Prévia (1,25 Litro)

Autoamerica Kit de Pincéis para DetalhamentoKit de Pincéis Autoamerica

PANO DE MICROFIBRA AUTOAMERICA LOW COST BEGE 220GR/M² (40X40CM)Pano de Microfibra Autoamerica 220gr/m² (40x40)

APC LIMPADOR MULTIUSO SUPER CONCENTRADO SPEED CAR 1:50 (1 LITRO)APC Speed Car

Acessórios específicos p/ vidros e rodas

Estes são informados abaixo, no passo a passo dos mesmos

<Trocar essa foto>

1. Produto - sempre confira a diluição indicada pelo fabricante do produto para ter total aproveitamento do mesmo, evitando assim o desperdício. Coloque-o em um borrifador de qualidade. Nós recomendamos o Pulverizador de Compressão da Guarany que é bom e tem ótimo preço, fora que oferece uma agilidade fantástica na lavagem a seco. Há alguns produtos de lavagem a seco que não possuem um bom acabamento e possuem componentes agressivos, com isso, ao final da lavagem, seus dedos e sua mão podem estar doloridos.

PANO DE MICROFIBRA AUTOAMERICA LOW COST BEGE 220GR/M² (40X40CM)

2. Panos - utilize panos de tamanho entre 40×40 cm até no máximo 40x60cm, panos com medidas maiores podem ser um empecilho na hora de serem utilizados e até lavados. Eu recomendo o tamanho 40x40cm, e o ideal é que os panos de microfibra possuam entre 200 a 350gr/m2.

3. Pincel - caso tenha interesse na utilização do pincel, que faz com que a lavagem se torne muito mais detalhada e de qualidade, utilize um pincel com cerdas macias, pois há alguns modelos com cerdas duras que riscam as peças envernizadas. Não esqueça também, utilize apenas pinceis com bordas de plástico e não metálicas. Caso você já tenha um pincel em casa com bordas metálicas e não quer comprar outro, sem problemas, isole toda a área metálica do pincel com bastante fita isolante ou crepe.

A utilização do pincel pode ser descartada, o uso é indicado apenas para aqueles que possuem disponibilidade de tempo e querem efetuar um trabalho detalhado. Eu recomendo seguramente a utilização, pois se torna um grande diferencial na limpeza.

Como escolher o produto correto de Lavagem a Seco?

Você pode optar por produtos com formulação simples ou que possuem cera ou selante sintético. Normalmente os produtos para lavagem a seco já possuem o efeito 2 em 1, fazendo com que sua aplicação limpe e encere o veículo ao mesmo tempo. Com isso, a pintura do veículo fica protegida, além da solução dar manutenção de brilho e proteção para a cera aplicada anteriormente no veículo.

Tempo de Proteção

A proteção de cera ou selante oferecida pelos produtos de lavagem a seco, com produtos de qualidade, variam de 5 a 10 dias.

Diluição

Não esqueça também de ver a diluição indicada pelo fabricante, isso é muito importante. No caso do Lavagem a Seco Bio W Alcance, você pode diluir em até 1:50 em sujeiras suaves, mas eu normalmente costumo usar 1:30 e limpa muito bem e gosto muito do brilho que fica na pintura!

Na Miromi você encontra todos produtos de Lavagem a Seco, clique no link ao lado para ver os produtos -> Lavagem a Seco

Aprenda a como Lavar Carro a Seco em 8 Passos

1. Mantenha o veiculo devidamente na sombra e com as peças frias;

2. Faça a diluição, caso produto seja concentrado. No caso do Lavagem a Seco Bio W, vamos diluir ele em 1 parte de produto para 30 partes de água, 1:30.

3. Borrife o produto de Lavagem a Seco diretamente na área desejada, ideal em áreas 50x50cm. Use bastante produto, o suficiente para deixar a pintura bem molhada. O ideal é pulverizar o produto até que ele quase venha a escorrer na pintura;

4. Remova a sujeira com um pano microfibra sem utilizar força, só num sentido. Dê só uma passada somente por local, nunca fique esfregando a microfibra na superfície no sentido de vai-e-vem;

5. Utilize um segundo pano microfibra limpo e seco para dar o acabamento;

6. Na hora de continuar, passe um outro local do pano, onde ainda esteja limpo para continuar a lavagem a seco;

7. Caso necessário, refaça o processo no mesmo local.

8. Após o pano ficar sujo, leve o mesmo a um balde de água, esfregue ele bem e após continue o processo.

Em alguns casos, a sujeira é mais difícil de remover, você poderá pulverizar o Lavagem a Seco Bio W e deixar ele agindo por 30 segundos, e somente depois tentar efetuar a remoção. Também é possível utilizar um pincel de cerdas macias para auxiliar na limpeza.

OBS: Caso o veículo esteja totalmente cheio de barro, utilize um jato de água para remover todo o excesso de sujeira antes de efetuar a lavagem a seco.

Como fazer limpeza a seco dos vidros?

  1. Recomendamos o Clarify da CarPro, utilize uma Microfibra Especial para Vidros para limpeza do mesmo.
  2. Pulverize o Clarify nos vidros;
  3. Passe a microfibra especial para vidros, vire o lado e dê o acabamento final.

Você pode efetuar esta limpeza na parte interna e externa do vidro. Recomendamos primeiro limpar os vidros internamente e após, externamente.

Como fazer limpeza a seco das rodas e caixa de rodas?

  • Limpeza a seco de rodas e caixa de rodas é algo complicado, é o verdadeiro Tendão de Aquiles da lavagem a seco. Infelizmente não é possível efetuar uma limpeza a seco perfeita nas rodas e caixa de rodas, mas é possível efetuar uma limpeza satisfatória.
  • Primeiro, limpe a caixa de rodas;
  • Se estiver muito sujo, passe uma escova para Limpeza de Caixa de Rodas para efetuar a primeira limpeza, retirando a sujeira grossa sem aplicar nenhum produto, a seco mesmo;
  • Utilize o APC Limpador Multiuso Super Concentrado Speed Car na diluição de 1:10. Caso irá lavar semanalmente, poderá diluir o APC da Speed Car até 1:20;
  • Pulverize bastante produto (bastante produto mesmo) na caixa de rodas primeiramente, deixe agir por 10 segundos e limpe com uma microfibra (use a microfibra mais suja que tiver ou a microfibra escura especial para limpeza de pneus). Caso necessário, repita o processo e use mais microfibras;
  • Após ter a caixa de rodas limpa, vamos para os pneus;
  • Pulverize o produto nos pneus, deixe agir por uns 10 segundos e escove o pneu com a Escova Especial para Pneus. Logo em seguida, remova o resíduo com pano de microfibra. Recomendamos microfibra escura especial para limpeza de pneus ou alguma microfibra velha que você possua. Caso necessário, repita este processo de limpeza dos pneus;
  • Com os pneus já limpos, agora pulverize o APC Speed Car na parte frontal da roda, utilizando o pincel para espalhar o produto em todos os cantos e ajudar na limpeza;
  • Logo em seguida, utilize uma microfibra para efetuar a limpeza.

Limpeza das rodas e caixa de rodas é algo simples e detalhado, mas suja muita microfibra no processo de limpeza a seco, por isto, ideal é sempre utilizar suas microfibras velhas para este processo.

Gasta muita água pra limpar as microfibras?

A lavagem a seco gasta pouquíssima água, mas de nada adiantara se gastar muita água na limpeza da microfibra.

Se formos avaliar a fundo, numa limpeza de pintura, irá usar de 3 a 5 microfibras, para limpeza de caixa de rodas, mais umas 3, frente da roda e pneu mais umas 3. Total de microfibras sujas = 11. Para lavá-las, terá que fazer 2 maquinadas, uma com as microfibras da pintura, e outra com as microfibras da caixa de rodas e rodas, pois estas estarão muito mais sujas.

Você ira gastar menos agua do que lavar um carro da forma tradicional. Há máquinas que gastam em torno de 30 litros de água por lavagem, fazendo a recuperação da água. Se você for profissional, o consumo de água será o mesmo e poderá encher a máquina com microfibras, ficando um custo muito mais baixo.

Quando você possui poucas microfibras para lavar, o ideal é colocar de molho em 2 baldes, 1 para as mais limpas e outro p/ as mais sujas, juntamente o SMF, um produto para limpeza de microfibras. Deixe de molho por 1-2 horas.

Retire do balde e faça a lavagem manual, coloque água limpa em um balde e mergulhe a microfibra para remover os resíduos restantes do SMF, aperte bem as microfibras p/ tirar o máximo de água possível.

IMPORTANTE: Não torça as microfibras!!!

Após sacuda bem microfibras, fazendo com que as fibras abram, estenda na sombra e aguarde sua secagem.

Em breve vou ensinar tudo sobre microfibras, um post especializado nos mínimos detalhes, desde os tipos, lavagem e seus cuidados.

Quais são as vantagens da Lavagem a Seco?

Custo x Benefício - Lavagem a Seco

  • Limpa e protege seu veículo ao mesmo tempo;
  • Ótima opção de negócio;
  • Evita o desperdício de água;
  • Não necessita de um local extra para a limpeza do veículo;
  • Produtos de limpeza a seco normalmente não são agressivos a pintura, plásticos, borrachas... do seu veículo;
  • Ótimo custo-benefício.

Quais as desvantagens da Lavagem a Seco?

  • Se utilizada incorretamente, pode danificar, riscar a pintura do veículo;
  • Não recomendada para veículos que estejam cheios de terra ou barro.

Comparativo | Lavagem Tradicional X Lavagem a Seco

Lavagem a seco e o meio ambiente

Estudos e relatórios mostram a crescente deterioração ambiental do planeta, sendo que a escassez de água surge como um dos grandes e importantes problemas que teremos que enfrentar. O reuso da água mostra-se de grande importância visto que além de possibilitar maior disponibilidade de água para o tratamento e distribuição também garante uma melhor qualidade da água dos nossos mananciais.

A lavagem de veículos mostra-se uma grande fonte consumidora de água potável, o que demonstra a grande importância que tem o reaproveitamento da água usada em lavagens, visto que não se faz necessário o uso de água potável para tal função.

Pode-se também concluir que o sistema de lavagem a seco se mostra muito mais sustentável que a lavagem convencional, e que apesar de ser um mercado novo, está em alta pelo fato de a população começar a se conscientizar sobre os danos ao meio ambiente.” (Hauschild Henrique; Roger, 2014, Gestão e tratamento de água.)

Espero que tenham gostado e tenha aprendido como fazer a lavagem a seco. Qualquer duvida que você tiver, por favor, deixe nos comentários que estarei respondendo o mais breve possível.

Abraço.

Anterior
Próximo
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado
x

COPYRIGHT © 2008-2023 - MIROMI® - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

RAZÃO SOCIAL: MIRO PRODUTOS AUTOMOTIVOS EIRELI - CNPJ: 05.805.606/0001-18 - ENDEREÇO: Rua Alfredo Mathias Arenhardt 445 - Estrela/RS

É VEDADA A REPRODUÇÃO, TOTAL OU PARCIAL DO CONTEÚDO DESSE SITE. PREÇOS VÁLIDOS SOMENTE PARA COMPRAS NO SITE, E ATENDIMENTO PRESENCIAL TEM PREÇOS E REGRAS DIFERENTES. PREÇOS E ESTOQUE SUJEITOS A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, O PREÇO VÁLIDO É O DO CARRINHO DE COMPRAS. OS PEDIDOS SÃO ENVIADOS DE ESTRELA/RS.

É VEDADA A REPRODUÇÃO, TOTAL OU PARCIAL DO CONTEÚDO DESSE SITE. PREÇOS VÁLIDOS SOMENTE PARA COMPRAS NO SITE. PREÇOS E ESTOQUE SUJEITOS A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, O PREÇO VÁLIDO É O DA FINALIZAÇÃO DA COMPRA. OS PEDIDOS SÃO ENVIADOS DE ESTRELA/RS.